Moldando a Empatia: Cérebros Adultos Podem Aprender a Compassão
Título: Empatia Melhora o Aprendizado Entre os Pares: Integração Entre Psicologia e Neurociência
Alunos que empatizam mais facilmente com os colegas e as experiências deles tendem a aprender mais uns com os outros, de acordo com uma nova pesquisa.
Uma equipe da Universidade de Toronto e da Universidade de Harvard descobriu que os níveis de empatia dos alunos influenciam em quantidades significativas da aprendizagem entre pares. O estudo, publicado em 18 de maio na revista Psychological Science, mostrou que quando um aluno capaz de empatizar aprende de um colega, ambos os alunos aprendem mais do que se aprendessem individualmente. Quanto maior o nível de empatia do aluno, mais este modelo é eficaz.
“Nós sabíamos que a empatia é importante para a aprendizagem escolar, mas nossos resultados sugerem que os alunos empáticos são ativamente mais capazes de aprender com os outros e de responder à forma como os outros estão aprendendo", explicou a principal autora do estudo, Scarlet Ng, em um comunicado à imprensa. "Este estudo sugere que a empatia é um ativo importante para o aprendizado em grupo e que poderíamos fazer um trabalho melhor em promovê-lo nas escolas."
O estudo
Para investigar o impacto da empatia na aprendizagem entre pares, a equipe conduziu uma série de experimentos que envolveu um total de 276 estudantes de graduação de uma universidade de grande porte da América do Norte.
Os participantes resolveram problemas matemáticos juntos e tiveram seus níveis de empatia avaliados através de um questionário com perguntas que se concentravam em aspectos como preocupação empática (ou seja, quanto se preocupam com os outros) e sucção de perspectiva (ou seja, quão bem conseguem entender o ponto de vista do outro).
Após cada resolução de problema, os participantes avaliaram até que ponto concordavam com várias afirmações como "eu entendo como meu parceiro abordou o problema" e "eu poderia sentir a confusão de meu parceiro".
Os resultados
Os resultados do experimento indicaram que os alunos que demonstraram mais empatia durante a atividade aprenderam mais do que aqueles que demonstraram menos empatia. Além disso, os alunos com alto nível de empatia também aprenderam mais com os colegas que tinham diferente compreensão do problema.
Segundo os autores do estudo, estes resultados sugerem que a empatia é um mecanismo viável para a aprendizagem entre pares e pode ser particularmente poderosa quando diferentes formas de pensamento e abordagens de problema são envolvidas.
Este estudo representa uma significativa contribuição à crescente literatura sobre o papel da empatia no aprendizado e destaca a importância de criar ambientes escolares que incentivem a empatia entre os alunos.
"Ainda há muito que não sabemos sobre como a empatia influencia a aprendizagem, mas nossa pesquisa sugere um forte link", concluiu Ng. "Temos que dar mais passos para entender exatamente como isso funciona e como podemos maximizar a empatia para melhorar a aprendizagem nas escolas."
Comentários
Postar um comentário